Impresso de Chabadpoa.org

Ginat Risya

Ginat Risya

guinat.jpg

Ginat Risya significa O Jardim Explêndido da Risya, a minha querida mãe de abençoada memória.  Minha mãe sempre admirou a força e a influência das mulheres e, em especial, a capacidade intelectual de cada uma.  A fim de equipar  a mulher para a sua vida multi-facetada, minha mãe apreciava o estudo da Torá como a ferramenta mais abrangente e profunda que existe.

É  com este intuito que estamos apresentando em Porto Alegre um Espaço Aberto para estudos, com a finalidade de proporcionar um ambiente onde mulheres de todas as idades e tendências judaicas possam se encontrar para estudar temas judaicos.  O modelo original foi desenvolvido em Nashville, Tennessee a cidade onde o Rebe enviou os meus pais para vivificar o judaismo no ano 1949.

Interesse no estudo vem ganhando uma plataforma respeitável na sociedade. Somos testemunhos de uma sede para o conhecimento e a proliferação de seus propagadores.  Sentimos que com os avanços da modernidade estamos maduras para evoluir a maneira que adquirimos conhecimento.  Estamos acostumadas a ouvir aulas, palestras, cursos e no processo acumulamos uma vasta quantia de informação, técnicas e habilidades de estudo e muita inspiração.  Porém,  continuamos dependentes do professor, somos receptores.

O Beit Midrash, nosso local de Estudo Aberto, (literalmente Casa de Estudo) situa cada uma de suas participantes na cadeira do professor, e do aluno.  Cada membro tanto dá, como recebe.  Cada mulher, independente de seu contato anterior com os conceitos judaicos é plenamente apta a contribuir e ganhar nesse fórum.

A dinâmica é centrada nos conteúdos  que estão sendo estudados, onde todas as envolvidas sentam em chavrusa (duplas) e estudam, pesquisam, debatem e descobrem em mesas repletas de livros abertos, verificando fontes, comparando opiniões.  O prazer é contagiante.

Os encontros são realizados semanalmente nas segundas-feiras, das 17:00 às 18:30, no Beit Lubavitch, Rua Francisco Ferrer, 170.

Para acomodar mais participantes estaremos disponibilizando outros horários. Este espaço aberto para estudos é oferecido gratuitamente. Terei prazer em recebê-la no Guinat Risya. Posso ser encontrada atravês dos telefones: 3335.1264 ou 8119.3727 ou pelo e-mail moramimi@ChabadPoa.org.

 Mimi Liberow

 E-mail