Impresso de Chabadpoa.org

O Movimento Chabad

O Movimento Chabad

 

O Movimento Chabad-Lubavitch 

O Chassidismo

 Fundado por Rabi Yisrael Ben Eliezer, o Baal Shem Tov, há dois séculos e meio, o Chassidismo espalhou-se rapidamente pelo mundo judaico. O Baal Shem Tov ensinava que o judaísmo e a Torá são propriedades de todos os judeus; que cada um, independente de seu status ou de suas qualidades pessoais, está perfeitamente capacitado a servir a D’us.

Da direita para esquerda Rebe Rayátz, Rebe Rashab, Alter Rebe, Tsêmach Tsêdec e o Rebe 



 

 

 

 

 

 

 
A devoção, enfatizava ele, é vital para uma vida plena - e o potencial religioso da devoção é incalculável. Prazer e entusiasmo no atendimento aos desejos de D’us, calor e afeto no relacionamento com os outros - essas se tornaram as marcas de identificação do Chassidismo.

O Movimento Chabad-Lubavitch

Chabad-Lubavitch é uma filosofia, um movimento, uma organização. A palavra "Chabad" é um acrônimo em hebraico para as três faculdades intelectuais de: chochmá (sabedoria), biná (compreensão) e daat (conhecimento).Ensina o entendimento e o reconhecimento do Criador, o papel e o propósito da Criação, e a importância e missão singular de cada criatura. Esta filosofia orienta a pessoa a refinar e governar cada ação e sentimento por meio destes três atributos intectuais.

Lubavitch, "A Cidade do Amor Fraterno", era uma pequena cidade no condado de Mohilev, Rússia branca, e seu nome transmite a essência da responsabilidade e amor engendrados pela filosofia Chabad por todo e cada judeu. Tornou-se a residência dos líderes do Movimento Chabad-Lubavitch em 1814, quando Rabi Dovber, filho e sucessor do fundador do Movimento, Rabi Shneur Zalman, estabeleceu-se no local. Por mais de um século (até 1916) e quatro gerações de líderes Chabad-Lubavitch, ela permaneceu como o centro do Movimento. Assim, os líderes de Chabad-Lubavitch tornaram-se conhecidos como "Lubavitcher Rebes" e seus Chassidim como "Lubavitcher Chassidim".

 A Filosofia

Chabad enfatiza a importância em cumprir para si mesmo e transmitir para os outros a beleza e profundidade do estilo de vida baseado na Torá. A virtude da filosofia Chassídica Chabad é que ela não se esgota com ensinamentos teóricos, mas motiva e induz aqueles que a estudam a traduzir seu conhecimento intelectual em ações práticas.

Os líderes de Chabad-Lubavitch juntamente com sua grande influência no campo espiritual, dedicavam sua atenção para as condições gerais da comunidade judaica, motivados pelo seu ilimitado Ahavat Yisrael, que é uma de suas molas mestras. Amar um companheiro judeu significa amá-lo completa e incondicionalmente. Assim, o seu trabalho tinha um propósito duplo - melhorar as condições materiais de seu povo, assim como seu padrão espiritual.

 Liderança

O movimento é guiado pelos ensinamentos de seus sete líderes (Rebes), começando com Rabi Shneur Zalman de Liadi, de abençoada memória (1745-1812). Estes líderes tornaram acessíveis os mais refinados e delicados aspectos do misticismo judaico, criando um corpo de estudo composto de milhares de livros. Eles personificaram as milenares qualidades bíblicas de piedade e liderança, se preocupando não apenas com Chabad-Lubavitch, mas com a totalidade da vida judaica, física e espiritual. Nenhuma pessoa ou detalhe era pequeno ou insignificante demais para seu amor e dedicação.

O Báal Shem Tov – O Mestre do Bom Nome
Rabi Yisrael Ben Eliezer (1698-1760)

Fundador do Chassidismo.

O Maguid de Mezeritch
Rabi DovBer (? – 1772)

Discípulo do Báal Shem Tov e professor de Rabi Shneur Zalman de Liadi. Fortaleceu o chassidismo de seu mestre, ancorando-o firmemente no pensamento e na prática judaicas.

 

 Os Rebes

1º Rebe: O "Alter Rebe"
Rabi Shneur Zalman de Liadi (1745-1812)

Conhecido como “O Rav” e autor do Tanya; fundador da linha Chabad-Lubavitch dentro do Movimento Chassídico; discípulo do Maguid de Mezeritch, e pai do Mitteler Rebe.

2º Rebe: O" Mitteler Rebe"
Rabi DovBer de Lubavitch (1773-1827)

Conhecido pela amplitude e profundidade de seus ensinamentos e seu incrível amor por cada judeu, Dedicou sua vida ao serviço da comunidade tanto espiritual quanto fisicamente. Filho e sucessor do Alter Rebe, e tio e sogro do Tsêmach Tsêdec.

3º Rebe: O "Tsêmac Tsêdec"
Rabi Menachem Mendel Schneersohn (1789-1866)

Conhecido pelo título de sua responsa haláchica; sobrinho e genro do Mitteler Rebe, e pai do Rebe Maharash.

4º Rebe: O " Rebe Maharash"
Rabi Shemuel Schneersohn de Lubavitch (1834-1882)

Em sua curta liderança, Rabi Shmuel fortaleceu a Chassidut, combateu o anti-semitismo, e preparou o terreno para o alcance mundial de Chabad. Filho mais novo do Tsêmach Tsêdec, e pai do Rebe Rashab.

5º Rebe: O "Rebe Rashab"
Rabi Shalom DovBer Schneersohn de Lubavitch (1860-1920)

Devotou-se ao futuro da nação judaica, envolvendo-se em educação em todos os níveis. segundo filho do Rebe Maharash, e pai do Rebe Rayatz.

6º Rebe: O "Rebe Rayatz"
Rabi Yossef Yitschac Schneersohn (1880-1950)

Nascido no coração do Comunismo, Rabi Yossef Y. Schneersohn lutou pelo Judaísmo na Rússia em todas as frentes, assegurando a sobrevivência do Judaísmo no Velho Mundo. Estabeleceu-se nos Estados Unidos onde revolucionou e reinventou o Judaísmo para o Ocidente. Conhecido também como “o Rebe Anterior”; filho único do Rebe Rashab, e sogro do Rebe.

 

7º Rebe: O Rebe
Rabi Menachem Mendel Schneerson (1902-1994)

As origens da atual organização Chabad-Lubavitch remontam ao início dos anos 1940, quando o sexto Rebe, Rabi Yossef Yitschac Schneersohn (1880-1950), designou seu genro Rabi Menachem Mendel Schneerson, seu sucessor e Rebe de nossa geração.

O Rebe assumiu a liderança em 1950, após o falecimento de seu sogro, revolucionando o mundo judaico. Intensificou e ampliou ações em prol de comunidades judaicas espalhadas nos continentes. Motivado pelo seu profundo amor por todo judeu e através de seu imenso otimismo e auto-sacrifício, o Rebe colocou em ação uma quantidade impressionante de programas sociais e entidades educacionais para ajudar cada judeu onde quer que se encontra-se.

Pioneiro em diversas frentes, abriu milhares de Instituições Chabad através de seus shluchim, emissários, em países e locais distantes a fim de resgatar cada alma judaica. Através do estudo da Torá e campanha das mitsvot levou amor e orgulho judaico a cada judeu.

Filho mais velho do cabalista Rabi Levi Yitschac, rav de Yekaterinoslav; quinto na linha paterna direta do Tsêmach Tsêdec; genro do Rebe Rayatz.

 

 E-mail